Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Abscesso Subareolar da Mama

O abscesso subareolar da mama é mais freqüente em mulheres entre 30 e 40 anos, mas pode acontecer durante qualquer período da idade fértil. Muitas vezes ele é a primeira manifestação clínica das alterações sofridas nos ductos da mama, que ocorreram anteriormente sem causar sintomas

As características clínicas são o surgimento rápido de dor ao redor da areóla, com inchaço, vermelhidão e calor no local. Não há história de traumatismo local, câncer ou nódulos de mama. Na maior parte das vezes a paciente é fumante. Na forma subaguda, a dor e o inchaço podem persistir por dias até que seja suficientemente importantes para a paciente procurar auxílio médico. A forma crônica é a do abscesso tratado com antibióticos, sem drenagem adequada, em que os sintomas desaparecem e reaparecem ciclicamente por um período prolongado de tempo.

A fístula periareolar é o estágio final da seqüência de doenças inflamatórias dos ductos da mama. Ela ocorre quando o abscesso subareolar drena espontaneamente por um orifício, geralmente ao redor da aréola.

O tratamento do abscesso subareolar normalmente envolve a drenagem cirúrgica e o uso de antibióticos. Muitas vezes, as pacientes preocupam-se com a cicatriz que a cirurgia possa deixar em uma mama saudável. Essa preocupação também é uma preocupação do mastologista, que usa técnicas cirúrgicas que permitem que as cicatrizes fiquem menos aparentes, dando aspecto mais natural à mama operada.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site