Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Câncer do endométrio

O câncer de endométrio é o tumor que se desenvolve na parte interna do útero ,chamado endométrio. Ocorre principalmente após a menopausa. É mais freqüente em pacientes obesas, hipertensas e diabéticas. O principal sintoma nas pacientes na menopausa é a presença de sangramento transvaginal. Nas pacientes que ainda estão menstruando o principal sintoma é um sangramento persistente. O diagnóstico é realizado inicialmente pela ultrassonografia transvaginal , que avalia o endométrio. No câncer de endométrio, o mesmo apresenta-se espessado e irregular(5mm ou mais). A biópsia é realizada através de histeroscopia, que é um exame que visualiza a cavidade uterina e retira um fragmento para estudo histológico e estabelecer o diagnóstico. O tratamento é a realização de uma histerectomia com retirados dos dois ovários e dos linfonodos pélvicos e paraórticos em casos selecionados. Hoje uma técnica chamada linfonodo sentinela pode ser empregada no câncer de endométrio diminuindo as taxas de complicações associada à retirada de todos os linfonodos. A cirurgia deve ser realizada preferencialmente por via laparoscópica, pois esta apresenta várias vantagens para a pacientes ( ver câncer colo do útero) .

Após a cirurgia se o tumor invade a parede miometrial ou se tem linfonodos com metástase é realizada uma radioterapia pós-operatória. O prognóstico nas fases iniciais é muito bom com chances de cura superiores a 90%.

Após o término do tratamento se a paciente não apresenta nenhum sintomas não é necessário fazer nenhum exame de imagem, somente exame físico e ginecológico. Nem mesmo exame de papanicolau é necessário se o exame físico não for encontrada nenhuma alteração.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site