Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Como surge o câncer?

O câncer geralmente surge de uma única célula alterada. No núcleo da célula esta contido no nosso DNA, que são proteínas. O DNA pode sofre alterações em sua estrutura e levar a célula a se dividir de forma anormal, tornando-se imortal. Ou paramos o processo com os tratamentos disponíveis atualmente ou paciente poderá morrer por evolução da doença.

O câncer é um grupo de doenças que envolve mais de 100 tipos . E mesmo tumores no mesmo órgão apresentam comportamentos diferentes, mesmo sendo da mesma linhagem histológica. É uma doença complexa, ainda pouca compreendida, apesar de todos os avanços que já ocorreram. Esta célula alterada começa a se dividir e não respeita as estruturas vizinhas, invandido-as e criando novos vasos que se comunicam com os vasos já existentes próximos ao tumor. A partir destes novos vasos células ganham a corrente sanguínea e podem ou não se instalar em outros órgãos, o que chamamos de metástase. Para estas metástase se desenvolverem as células precisam encontrar um terreno propício ao seu crescimento. Quando isto ocorre elas se tornam independentes e começam a crescer . Se elas se desenvolvem em órgãos vitais como o pulmão, cérebro e fígado, geralmente levam o paciente ao óbito. No entanto, alguns tumores como melanoma e câncer de pulmão, mesmo com metástase podem ser controlados com imunoterapia levando a sobrevidas longas e quiçá cura.

O que causa estas mutações? Todos nós desenvolvemos mutações o tempo todo. Porém nosso material genético consegue corrigir estes defeitos ou matar a célula que saiu de sua programação normal (apoptose) e seguimos intacto. Todavia se nosso mecanismo de defesa não funcionar, se nossos soldados de plantão estiverem inoperantes a células doente assumirá o comando e não respeitará mais ninguém, tornando-se a toda poderosa célula maligna.

ALTERANDO SEU ESTILO DE VIDA

A necessidade de uma alimentação equilibrada já é bom conhecida na literatura médica, que a indica para diminuir principalmente, os riscos de doenças crônicas degenerativas como o diabetes, arteriosclerose, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, obesidade e câncer. O resultado é uma melhor qualidade de vida, além do aumento da quantidade de vida das pessoas.
As seguintes recomendações devem ser seguidas por pessoas com câncer ou não, pois é fundamental que alteremos nossos (cultura ocidental) comportamentos dietéticos errados baseados em consumo excessivo de alimentos industrializados. “Se você não encontrar tempo e disposição para alterar medidas comportamentais a doença encontrará”

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site