Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

O que deve ser evitado para prevenir o câncer

  1. Não comer diariamente: arroz branco, pão branco, carnes gordas (boi, porco).
  2. Alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados ou ter o consumo severamente diminuído: açúcar branco ou mascavo, mel, pão branco, bolos, biscoitos, flocos de milho, batata, cereais à base de arroz, geléias, frutas cozidas com açúcar, frutas em calda, refrigerantes, suco de frutas industrializado, álcool entre as refeições. O consumo médio de açúcar do brasileiro por ano é 62 kg, portanto muito alto. E se nada for feito para reverter esta situação, teremos mais obesos, mais diabéticos e mais pessoas com câncer. Não vá ao supermercado com fome, pois aumenta a chance de você comprar alimentos calóricos, fazer de “barriga” cheia.
  3. Limitar severamente ou de preferência abandonar o consumo de açúcar.
  4. Evitar alimentos processados e comidas “fast food”.
  5. Limite severamente o consumo de sal (ideal 2g/dia).
  6. Evite cereais e grãos mofados, pois contém fungos que produzem toxinas que podem aumentar o risco de câncer
  7. Evite alimentos queimados, defumados e em conservas.
  8. Evitar o consumo de alimentos com corantes artificiais (balas, doces, biscoitos, refrigerantes, manteiga, embutidos, sorvetes).
  9. Não fumar. O tabagismo é responsável por cerca de um terço dos casos de câncer. Aumenta o risco de câncer de pulmão, câncer de língua, boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, bexiga e muitos outros. E o mais grave ainda, é que estes tumores não têm um exame de rastreamento (detecção precoce) e quando são diagnosticados, a maioria encontra-se em estado avançado com poucas chances de cura, além de exigir um tratamento bastante “sofrido”. Por exemplo, o tratamento de um câncer de laringe avançado implica em perder a voz e ficar com uma traqueostomia definitiva (respirando pelo pescoço). Procure ajuda médica, pois existem medicações, que podem ser prescritas para ajudá-lo a parar de fumar (reposição de nicotina na forma de adesivos ou gomas de mascar e bupropiona por via oral).
  10. Não ficar parado, sedentário. O fato de trabalhar muito em casa, ir a pé ao trabalho ou ficar muito tempo de pé não substitui a atividade física regular e intensa.
  11. Evitar múltiplos parceiros sexuais, pois aumenta o risco de infecção por HPV e AIDS que estão associados a vários tipos de câncer. HPV relacionado a câncer do colo do útero, vagina, vulva e ânus. AIDS aumenta risco de linfoma e outros tumores.

DADOS CIENTÍFICOS RELEVANTES

a) Um grande estudo americano chamado WINS (BLACKBURN GL. Am J clin Nutr 2007) demonstrou que as pacientes tratadas de câncer da mama que tiveram uma dieta com menor consumo de gordura, comparadas àquelas que mantiveram uma ingestão maior de gordura, viveram mais e tiveram menos recidiva do câncer.

b) Vários estudos têm demonstrado uma menor incidência de câncer de cólon, reto, estômago, pulmão, cavidade oral e esôfago quando um alto consumo de frutas e vegetais é adotado.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site