Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Papiloma da Mama

O papiloma de mama é uma lesão nodular que nasce nos ductos principais da mama. Comumente, ele está em posição retroareolar (atrás da aréola). Quando ele é único, pode ser chamado de papiloma solitário de mama. Quando há mais de um papiloma, eles costumam estar na periferia dos ductos da mama e são chamados de papilomas múltiplos. Os papilomas podem ser unilaterais (em uma mama apenas) ou bilaterais (nas duas mamas).

Clínica

As pacientes que com papilomas na mama normalmente têm entre trinta e quarenta anos de idade . Clinicamente, eles se apresentam com saída de secreção sangüínea pelo “bico” do peito (papila mamária), espontânea, usualmente unilateral. No exame de ultrassonografia, o papiloma é uma imagem bem definida e hipoecóica. A dilatação dos ductos ao redor do papiloma (ectasia ductal) também é um sinal ultrassonográfico que costuma estar associado ao diagnóstico.

O diagnostico geralmente é estabelecido pela clinica e exame ultrasonografico..

Tratamento

O tratamento é cirúrgico, geralmente é necessário marcação da localização do papiloma por ultrassonografia.

No entanto para lesões intraductais menores do que 1 cm assintomáticas, de aspecto benigno, podem ser acompanhadas pois o risco de câncer é inferior a 1%.

Papiloma intraductal (seta- falha de enchimento) sendo visto através de uma ductografia em uma paciente com fluxo papilar sanguinolento

 

Papiloma dentro de um cisto(seta)

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site