Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Prevenção do Câncer de Mama

As medidas que podem contribuir para diminuir os riscos de câncer de mama, são as mudanças no hábitos de vida :atividade física regular, limitação consumo de gorduras saturadas , não fumar , não ingerir bebidas alcoólicas, alimentação adequada, meditar.

Para as pacientes de alto risco, vários casos de câncer de mama na família ,que possuam alterações genéticas pode ser oferecido duas opções : utilização de remédios , atualmente existe duas drogas aprovadas com esta indicação (tamoxigeno e raloxifeno). A outra opção, sobretudo para as pacientes que apresentam alterações genéticas (chamadas mutação BRCA 1 e BRCA 2), pode ser discutida a retiradas das duas mamas com reconstrução imediata , pois este procedimento diminui drasticamente o risco do desenvolvimento de câncer de mama nestas mulheres. As pacientes que apresentam mutação de BRCA 1 e BRCA 2 apresentam um risco de até 60 % de desenvolverem câncer de mama ao longo da vida.A retirada das duas mamas não é uma cirurgia de urgência e só deve ser realizada após uma ampla discussão dos riscos e benefícios. Pois a opção de utilização de quimiopreventinos (tamoxifeno ) associados a exames de imagem freqüentes( mamografia, ultrassongrafia e ressonância das mamas) parece que apresenta as mesmas taxas de sobrevida que a cirurgia profilática bilateral.

A retirada das duas mamas esta associada a complicações psicológicas e físicas. Muitas pacientes precisarão ser reoperadas por problemas com as próteses.

Outras mutações têm sido identificadas e para as pacientes de alto risco é necessário estimarmos o risco de desenvolver câncer de mama e decidirmos quais testes genéticos devem ser realizados.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site