Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Não há indicação de Rotina (Exames e cirurgia em excesso)

Em pacientes assintomáticos não há indicação de vários exames de rotina, como se vê atualmente. A conhecida “bateria” de exames não é necessária de rotina. Não há indicação, neste momento (2014) para rastreamento do câncer de ovário, câncer de estômago, linfoma, câncer cérebro, tireóide, câncer de endométrio, intestino delgado, fígado, pâncreas, câncer de cabeça e pescoço e outros tumores mais raros.

O que presencio diariamente no consultório me estimulou a escrever o livro “A indústria da doença: como o medo leva a exames e cirurgias desnecessários”.

Deve ser discutida, seriamente, a utilização de exames com seu médico. Por exemplo, o câncer de tiróide já é o quinto câncer mais freqüente na mulher brasileira. Por que este aumento? Porque são realizadas ultrassonografias (US) de tiróide em uma grande quantidade de mulheres de forma rotineira em mulheres que são totalmente assintomáticas.

Mas aí vem a pergunta: “Mas doutor, se eu diagnosticar precocemente não é melhor”? Não temos a resposta científica, mas muitas destas mulheres morreriam com seu câncer de tiróide e não do câncer de tiróide, porque este tipo de câncer tem um prognóstico bom e evolução muito lenta. Não há, portanto, indicação para toda mulher assintomática e com exame clinico normal fazer US de rotina da tireóide, pois o diagnóstico inclui procedimentos invasivos, como biópsias, sofrimento e ansiedade, além da cirurgia com todos os riscos implicados.

Existem estudos demonstrando que até 50% das mulheres apresentam nódulos na tireóide, sendo a maioria benignos. Como a melhora da resolução dos aparelhos de ultrassonografia temos atualmente um grande contingente de mulheres com este diagnóstico, o que gera sofrimento e intervenções desnecessárias para estas pacientes. O câncer de tireóide apresenta um curso indolente, e os dados da literatura apontam que não há diferença na sobrevida se o diagnóstico é realizado pelo médico que palpa um nódulo ou se este nódulo é visto somente na ultrassonografia. Portanto não existe evidência científica para esta farra de ultrassonografia da tiróide, exceto se o paciente alguma alteração clínica ou laboratorial que justifique. Questione-se sobre o ultrassom de tiróide de rotina. Proteja-se de procedimentos invasivos e desnecessários.

A colposcopia também não está indicada em todas as mulheres. Em torno de 10 % irão precisar realizar o exame. O US transvaginal também não está indicado na paciente assintomática. Também não há indicação para realizar o exame de papanicolaou a cada seis meses, se a paciente encontra-se assintomática.

Outro tópico muito importante é o excesso de cirurgia em nosso meio. A maioria dos miomas, cistos de ovários e nódulos de mama não precisam ser operados. Fique atenta ao ser indicada uma cirurgia para estas três condições. Não se sentindo segura, procure uma segunda opinião. Cirurgia mata e tem complicações, não se esqueça disto.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site