Caterer para quimioterapia: Orientações ao paciente
- A finalidade do cateter para quimioterapia é evitar os efeitos dos medicamentos(quimioterápicos) na veias do braços , que podem causar inflamação das mesmas , dor no momento da aplicação e no futuro dificuldade em puncionar as veias. No futuro isto pode determinar uma dificuldade em puncionar as veias inclusive para coleta de sangue para exames. Outra complicação que pode ocorrer quando se administra o quimioterápico é a ocorrência de extravasamento do mesmo com necrose dos tecidos do braço.
- O cateter é colocado no centro cirúrgico sob anestesia local com ou sem sedação venosa (administração de remédios na veia para deixar o paciente mais tranqüilo). Geralmente é colocado logo abaixo da clavícula, normalmente do lado direito. Em pacientes com câncer de mama do lado direito, o cateter é colocado no lado esquerdo. É necessário um jejum de seis horas, inclusive para líquidos , antes da colocação do cateter.
- Tecnicamente o cateter é colocado, geralmente, em uma veia que passa próxima a clavícula, chamada veia cefálica, e é introduzido cerca de 15 a 20cm até ficar em uma veia calibrosa chamada veia cava superior que fica próxima ao coração.
- O cateter fica totalmente embaixo da pele , não ficando nada exposto. O paciente pode dormir em qualquer posição que o mesmo não se desloca. Suas atividades diárias podem ser realizadas normalmente
- Ficará um curativo no local do “corte”(incisão) , que deve ser retirado no dia seguinte ,deixando-se somente o micropore sobre a incisão, este deverá ser retirado após uma semana. No entanto se houver secreção sanguinolenta sob o micropore, este deverá ser retirado e feito novo curativo: limpeza com soro fisiológico e corbertura com gaze seca estéril e micropore.
- Os pontos , quando houver, devem ser retirado entre 10 a 15 dias. Na maioria dos pacientes não haverá pontos para retirar.
- A quimioterapia pode ser administrada já no mesmo dia da colocação do cateter
- Em caso de dor após a colocação do cateter: tomar um comprimido de dipirona a cada seis horas , em caso de alergia à dipirona, paracetamol de 750mg a cada seis horas.
- Trinta minutos antes de realizar a quimioterapia, passar na pele do local do cateter a pomada EMLA , em camada grossa e sem esfregar, cobrindo-a com um adesivo que já vem na caixa do EMLA, pois diminui o desconforto da punção com a agulha
- Sinais de alerta em que o médico assistente deve ser procurado: febre com calafrios ; pus saindo pelo local do corte na pele; dor intensa; inchaço no pescoço e braços; falta de ar não relacionada a doença que o paciente já tem.
- Em alguns casos o cateter tem que ser retirado ( infecção grave , obstrução do cateter, trombose da veia onde é colocado o cateter)
- O cateter permite cerca de 3000 puncões e poderá ficar por vários anos implantado no paciente, porém ideal é que o cateter seja retirado após o término do tratamento. Se for necessário no futuro poderá ser colocado novamente, pois quanto mais tempo de cateter maiores os riscos de complicações. Para retirada não há necessidade de internação e é realizado sob anestesia local. Não é necessário jejum. Para diminuir o desconforto aplique EMLA 30 minutos antes da realização do procedimento.
0