Testes Genéticos
Para pacientes com vários casos de câncer de intestino grosso na família discutir com oncologista a utilidade do teste genético específico, pois existe uma doença chamada polipose familiar do cólon, em que há uma mutação, que pode ser identificada através de um exame se sangue. Nestes casos, quando a mutação existe, pode ser realizada uma cirurgia profilática, após uma discussão ampla com o paciente.
Mulheres que têm uma forte história familiar de câncer de mama, câncer de mama em homem na família ou câncer de mama bilateral, devem discutir com o mastologista os riscos e benefícios da pesquisa de uma mutação que pode existir nestes casos. Caso uma mutação seja detectada, podem ser adotadas medidas para diminuir os riscos de desenvolver câncer de mama.
Para mulheres que não tem história de câncer de mama, que são a maioria, já existe no mercado um teste genético que avalia o risco da mesma desenvolver câncer de mama. E, a partir do resultado deste exame, podem ser adotadas medidas preventivas (tomar remédios) ou fazer um acompanhamento mais particularizado buscando o diagnóstico e tratamento mais precoces.
E finalmente, é importante entendermos que ainda precisamos avançar na compreensão do câncer. Já avançamos muito, mas a estrada a ser percorrida ainda é muito longa para chegarmos à tão sonhada terapia gênica, estamos ainda “engatinhando” neste campo. Portanto mude hoje seus hábitos de vida em todos os aspectos: seja feliz, que com certeza você viverá mais e melhor. Dê o primeiro passo, pois toda grande caminhada começa com o primeiro passo, não sabote sua vida, arranje tempo. Vá para a academia, esqueça a preguiça, diminua os excessos na alimentação e álcool e não fume. Vá pelo o caminho do meio.