Dor Mamária
Mastalgia ou mastodinia é o nome dado à dor nas mamas. O sintoma é bastante comum nas mulheres durante os anos que vão da primeira menstruação até a menopausa, sendo a principal causa de procura de consulta ao mastologista. Estima-se que toda a mulher, em alguma fase do ciclo menstrual, mas principalmente no período pré-menstrual, tenha algum grau de desconforto ou de dor nas mamas.
Acomete pacientes principalmente dos 30 aos 50 anos de idade e caracteriza-se por dor mamária associada a espessamento mamário , principalmente durante a menstruação. Não é uma doença mas um reflexo de atividade fisiológica dos hormônios sobre as mamas durante a idade fértil. A maioria dos casos de câncer de mama não está associado a dor mamária.
Classificação das mastalgias
Mastalgia cíclica leve: dor ou desconforto nos três primeiros dias antes do período menstrual, que chega a acometer até 70% das mulheres. Com o aumento da idade, aumenta o número de mulheres que sofre do sintoma. Em mulheres com mastalgia leve com menos de 35 anos, o risco de ter uma mamografia solicitada é de 3 a 4 vezes maior do que das mulheres sem dor.
Mastalgia cíclica moderada e severa: a dor mamária tem duração superior à uma semana, e tem intensidade importante a ponto de interferir nas atividades da paciente, justificando o uso de medicação.
Mastalgia acíclica: dor mamária que não está relacionada ao ciclo menstrual, pode ser contínua ou ocasional. Mais freqüentemente a alteração patológica encontrada na mama é a ectasia ductal, a adenose esclerosante e a necrose gordurosa. Costuma localizar-se nos quadrantes superiores da mama e é bilateral.
Mastalgia não-mamária: é a dor torácica referida sobre as mamas. Comumente, é dor músculo-esquelética da parede costal, do dorso ou dos membros superiores e que se irradia para a mama. A dor pode também ter origem visceral, como angina cardíaca e colelitíase.
Tratamento
O tratamento da mastalgia inicia-se estabelecer uma relação de tranqüilidade e confiança com a paciente e em afastar a possibilidade de existência de câncer de mama. Muitas das mulheres que procuram uma clínica de mastologia por dor nas mamas desejam saber se sua dor é normal ou se é causada por uma doença grave. A informação sobre a AFBM, a educação em relação ao sintoma e o estabelecimento do vínculo são a primeira linha de tratamento da mastalgia. A maioria das pacientes ficam tranqüilas após um bom exame físico e exames complementares normais , sendo que a maioria não necessita de nenhuma medicação.
Não nenhum trabalho científicos mostrando que vitamina E ,óleo de prímula e ácidos graxos sejam melhor que placebo no controle da dor mamária, portanto estas medicações não devem ser prescritas.
Para aquelas mulheres que apresentam dor intensa o tamoxifeno é uma boa opção. Devendo ser utilizado por um período curto 3 a 6 meses. Esta medicação está associado com um aumento das ondas de calor.