Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Fibroadenoma de Mama

O fibroadenoma é o tumor benigno mais comum da mama, ocorrendo em todas as faixas etárias , no entanto predomina nas pacientes jovens.Pode ocorrer também na região axilar quando há tecido mamário ectópico na região axilar.

No exame clínico da mama, o fibroadenoma é um tumor móvel, bem delimitado, não-aderido ao tecido que o rodeia, com tamanho médio de 2 a 3 centímetros. Por essas características, ele é muitas vezes palpável, tanto pelo médico como pela paciente. Como o fibroadenoma responde às alterações hormonais da paciente, ele pode aumentar de tamanho e ficar doloroso perto da menstruação e também aumenta durante a gravidez. Após o término da gravidez ela regride de tamanho. O fibradenoma é mais comum em mulheres negras..

O diagnóstico de certeza de fibroadenoma é feito pela biópsia do nódulo e pelo exame anátomo-patológico. O nódulo pode ser biopsiado por diversos métodos, como a biópsia com um agulha grossa (“core biópsia”), a mamotomia e a biópsia cirúrgica. No entanto a maioria dos casos não é necessário realizar biópsia, O exame clínico juntamente com ultrassonografia ou mamografia estabelece o diagnóstico na grande maioria dos casos

Tratamento

A maioria das pacientes com fibroadenoma não necessitam de nenhum tratamento. Cerca de 10 a 20% dos fibroadenomas podem desaparecer. Somente 10 a 20% podem aumentar de tamanho e necessitarem de tratamento cirúrgico. As indicações de cirurgia são dor importante localizado somente no local do fibroadenoma (não é freqüente este sintoma) ou quando ele cresce rapidamente e atinge dimensões superiores a 3cm. Na grande maioria dos casos é necessário somente seguimento pelo médico. É importante frisar que toda cirurgia tem complicação, desde o óbitos até complicações menores como infecção e hematoma.

Fibroadenoma mama cerca 7cm

 

Fibroadenoma de mama

 

Mamografia com um grande fibroadenoma calcificado –sem indicação de cirurgia – paciente idosa (8cm de tamanho)

 

Fibroadenoma na região axilar – cirurgia com ressecção completa

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site