Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Medidas de Prevenção do Câncer

Mantenha o peso ideal

Manter o peso ideal, evitando obesidade (calcule seu índice de massa corpórea dividindo seu peso em Kg pela altura ao quadrado, o ideal é que este índice seja igual ou inferior a 25).

Atividade física regular

Manter atividade física regular supervisionada por um profissional de educação física (se possível): adultos pelo menos 30 minutos de atividade física moderada ou intensa, além de suas atividades habituais, cinco ou mais vezes por semana. Crianças e adolescentes pelo menos 60 minutos de atividade moderada ou intensa cinco ou mais vezes por semana. Antes de iniciar uma atividade física, você deve submeter-se a uma avaliação médica. Atividade física moderada corresponde a uma caminhada acelerada por pelo menos 30 minutos e uma distância de 3km nestes 30 minutos. O ideal é fazer musculação e exercícios aeróbicos.

Mude sua alimentação

Alimentos: cinco ou mais vegetais (legumes e frutas) diferentes por dia; prefira alimentos não processados (industrializados); limite severamente o consumo de carnes processadas. Lavar os alimentos com detergente depois enxaguar com água limpa antes de ingeri-los, esta medida diminui a quantidade de agrotóxicos. Se for possível consuma alimentos orgânicos. Leve sua lancheira com frutas para o trabalho, assim você evita os salgados e frituras , não se boicote. Só você poderá mudar sua alimentação.

O uso de suplementos alimentares ainda é controverso

O uso de suplementos como vitaminas, minerais, hormônios(medicina “anti-aging” ou anti-envelhecimento) e preparados de ervas permanece controverso cientificamente.

Ômega-3

Coma alimentos ricos em ômega-3 (peixes e castanhas).

Coma Peixes

Peixes recomendados: salmão (natural ou de cativeiro), sardinha, atum e cavala.

Evite gorduras

Gorduras devem representar 20-35% dos alimentos consumidos, com gordura saturada limitada a menos de 10%.

Ingira somente  as proteína necessárias

A ingestão de proteínas deve representar 10-35% da energia necessária (0,8g/kg de peso corporal), de preferência peixes, aves sem pele, carnes magras, ovos, queijos.

Limite o consumo de Carboidratos

Limite o consumo de carboidratos (massas pães, pizza, arroz e outros). Todos os derivados do trigo cevada e centeio contém glúten. Estudos recentes mostram que cerca de 30% da população ocidental tem algum grau de intolerância ao glúten e não manifestam nenhum sintoma. Mas o consumo dos alimentos contendo glúten ao longo do tempo leva ao desenvolvimento de várias doenças crônicas como diabetes, alterações neurológicas (demência, esclerose lateral amiotrófica, cefaléias, etc ). O glúten leva ao aumento da glicose no sangue e isto leva ao aumento de insulina sobrecarregando o pâncreas e levando a várias alterações metabólicas que a longo prazo desencadeiam doenças crônicas. Hoje quase todos os produtos industrializados levam glúten na sua composição, considere eliminar ou diminuir o glúten da sua dieta. Portanto evite o consumo de pães, inclusive os integrais, biscoitos (todos com glúten), macarrão, pizza, lasanha. Olhe sempre o rótulo dos alimentos, a legislação obriga que todos contenha a informação sobre a presença de glúten. Para saber mais sobre este tema que tem fascinados vários pesquisadores pelo mundo todo sugiro a leitura de “Barriga de Trigo “ (William Davis) e “A dieta da mente” (David Perlmutter).

Coma frutas

Dar preferência à ingestão de frutas, ao invés de sucos, pois a fruta tem mais fibras e menos calorias.

Coma Arroz Integral

Comer arroz integral. Dica: faça refogado com alho, um pouco de cenoura e se possível brócolis. A maioria das pessoas tem aversão ao arroz e pão integral, mas é necessário mudarmos isto, é uma questão cultural também. Não seja preconceituoso. Quando mais polido (branco) é o arroz, menos vitamina e fibras ele tem.

Consuma derivados de soja com regularidade

Derivados da soja devem ser consumidos com regularidade e o leite de soja deve substituir o leite de vaca. As pacientes que tiveram câncer de mama podem tomar derivados da soja? Existe um temor de que a isoflavona (derivada da soja), por possuir uma ação estrogênica (hormônio que influencia no desenvolvimento do câncer de mama), determinaria um maior risco de a doença voltar (recidivar). No entanto, um estudo recente avaliou o impacto do consumo de 10mg/dia de isoflavona em pacientes com câncer de mama (NECHUTA SJ et al. Am J Clin Nutri 2012). Nele foram estudadas 9.514 mulheres americanas e chinesas que tiveram câncer de mama e após um seguimento de 7.4 anos, os autores observaram que houve uma diminuição do risco de recorrência da doença entre as pacientes que consumiram mais de 10 mg/dia de isoflavona. Portanto neste momento não conheço evidência científica para não recomendar o uso de derivados da soja.

Evite Adoçantes

Se não conseguir ficar sem usar adoçantes, utilize somente os adoçantes à base de esteviosídeo (stevia).

Alimentos com baixo índice glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico: arroz integral, aveia, batata-doce, feijões, ervilha, flocos de aveia, frutas vermelhas e chá verde devem ser consumidos regularmente.

Misture alho, cebola e cebolinha com outros alimentos

Alho, cebola e cebolinhas misturados aos outros alimentos ajudam a diminuir o pico de insulina. Portanto, devem ser consumidos regularmente.

Alimentos que contribuem para a atividade antiangiogênica

Alimentos que contribuem para diminuir incidência de câncer: alho, alho poró, cebolinha, repolho, beterraba, espinafre, couve-flor, cebola e brócolis (atividade antiangiogênica demonstrada em estudos experimentais).

Use Curry

Adicionar CURRY, pois é rico em cúrcuma, uma substância sabidamente inibidora da angiogênese (formação de novos vasos que alimentam o tumor e permitem que o mesmo se dissemine). A adição de pimenta aumenta a absorção da cúrcuma. Se você não se sente bem consumindo pimenta, não deve adicioná-la.

Evite o consumo de álcool

Evitar ou limitar o consumo de álcool: não mais que um drinque por dia. Preferência para vinho tinto que está associado à diminuição de doenças cardiovasculares e aumento de sobrevida. Existe uma substância no vinho tinto chamada resveratrol que em vários estudos de laboratório aumentou a sobrevida dos animais. No entanto, o consumo excessivo traz agravos à saúde, como danos hepáticos e pancreáticos, principalmente. A ingestão de bebida alcoólica aumenta a incidência de muitos tipos de câncer, e quanto maior a ingestão maior o risco.

Tenha um sexo seguro

Sexo seguro: parceiro único e uso de preservativo em todas as relações sexuais. Lembrar que a AIDS ainda não tem cura, e a prevenção é a utilização de preservativos nas relações sexuais. A incidência nas mulheres esta igual à incidência nos homens.

Fale com seu médico sobre a possibilidade de reposição hormonal na menopausa

Reposição hormonal na menopausa: discutir riscos e benefícios com seu médico, pois seguramente há um grupo de pacientes que irão se beneficiar, em relação à melhora da qualidade de vida, com o uso dos hormônios. Entretanto, existe uma parcela significativa de mulheres na menopausa nas quais o hormônio adiciona pouca ou nenhuma vantagem. O uso de estrogênio e progesterona esteve associado a um aumento pequeno do risco absoluto de câncer de mama , após cinco anos de uso comparado às pacientes que não utilizaram o hormônio (Estudo WHI). O uso da tibolona (tipo de hormônio utilizado na reposição hormonal) em pacientes na pós-menopausa, esteve associado, em um estudo(CUMMINGS SR et al. N Engl J Méd 2008), a uma menor incidência de câncer de mama, fratura não vertebrais e câncer de cólon entre as usuárias, no entanto, ocorreu um aumento na incidência de derrame cerebral entre as usuárias do hormônio. A ocorrência de doença coronariana e trombose foi igual nos dois grupos. Portanto, a utilização de qualquer medicamento envolve sempre o bom senso por parte do médico, que deverá sempre discutir os riscos e benefícios com a paciente.

Refeições regulares são boas para seu organismo

Faça refeições regulares: café da manhã, lanche às 9 horas, almoço às 12 horas , lanche às 15 horas , jantar 18-19 horas e lanche (fruta) antes de dormir. Mas doutor eu trabalho fora, e não tenho como fazer isto? Monte seu lanche (frutas) e leve com você, isto diminui os períodos de jejum, que do ponto de vista metabólico não é bom para o seu organismo. Não utilize desculpas, existe solução. Beba água regularmente, mantendo sua urina clara.

DADOS CIENTÍFICOS RELEVANTES

a) Um grande estudo americano chamado WINS (BLACKBURN GL. Am J clin Nutr 2007) demonstrou que as pacientes tratadas de câncer da mama que tiveram uma dieta com menor consumo de gordura, comparadas àquelas que mantiveram uma ingestão maior de gordura, viveram mais e tiveram menos recidiva do câncer.

b) Vários estudos têm demonstrado uma menor incidência de câncer de cólon, reto, estômago, pulmão, cavidade oral e esôfago quando um alto consumo de frutas e vegetais é adotado.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site