Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Vitamina D

A deficiência de vitamina D é uma realidade em praticamente todo o mundo , mesmo em países em que o sol brilha o ano todo como o Brasil. Com as campanhas contra exposição solar e a mudança da população para áreas urbanas, as pessoas estão se expondo cada vez menos ao sol. A exposição solar entre 10 e 15 horas é a principal determinante da produção de vitamina D para os seres humanos. No geral é necessário uma exposição de 10 a 15 minutos para a maioria das pessoas, três vezes por semana, sendo recomendado o uso de protetor solar no rosto (contra UVA e UVB) . A exposição deve incluir o tronco e membros. Vale lembrar que a exposição ao sol através do vidro do carro não produz vitamina D. Dependendo do seu tipo de pele e sensibilidade da mesma, a exposição solar pode requerer um tempo maior ou menor, discuta com seu médico. Esta exposição solar provavelmente tem pouco ou nenhum impacto sobre o câncer de pele mais letal que é o melanoma. No entanto, a exposição deve ser moderada, evitando-se a queimadura. Após ter tomado seu banho de sol, se deseja continuar com atividades ao ar livre, você deve aplicar o protetor solar. Pense seriamente sobre a importância da vitamina D, pois vários estudos têm mostrado que a deficiência de vitamina D , aumenta o risco de osteoporose, diabetes, hipertensão arterial , dores ósseas (osteomálica) ,doenças auto-imunes, enxaquecas, psoríase, esclerose múltipla, desordem afetiva sazonal, síndrome do trabalho noturno e câncer.

Embora as pesquisa continuem em andamento com grande número de publicações a cada mês, é evidente que uma postura pró-ativa deve ser adotada por todos. Existe muita discussão entre os especialistas sobre o impacto na vida em alterar incidência de doenças crônicas ou melhorar a sobrevida dos pacientes, este conhecimento está sendo construído, e vários estudos estão sendo conduzidos para dirimir estas dúvidas.

A vitamina D pode ser obtida de forma gratuita pela exposição solar. Esta deficiência tem sido observada em crianças , jovens , adultos e idosos. Portanto devemos estimular a exposição solar com moderação. O primeiro passo é saber se você sofre de deficiência de vitamina D. Podemos saber fazendo um exame de sangue simples: dosagem sérica de 25-hidoxivitamina D. O valor normal é acima de 30 ng/ml, sendo recomendado um nível adequado para prevenção das condições citadas acima entre 40 e 60 ng/ml. Níveis entre 21 e 29 são considerados insuficientes e abaixo de 20ng/ml deficientes. No momento existe uma controvérsia sobre o valor normal da vitamina D, alguns sugerindo um ponto de corte de 20 e outro de 30ng/ml. A intoxicação por reposição de vitamina D é infrequente, e só ocorre quando uma reposição prolongada com altas doses de vitamina D é realizada. Na presença de deficiência e insuficiência de vitamina D a reposição deve ser realizada. Pode ser necessária a também da suplementação com cálcio. Discuta com seu médico.

Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site