Agende sua Consulta
Sab - Dom: Fechado
contato@doutorsabas.com.br

Medidas para proteção e diagnóstico precoce do câncer

  1. Exposição solar de 10 a 15 minutos três vezes por semana das 10 as 16 horas (sem protetor solar). Veja recomendações sobre vitamina D
  2. Usar protetor solar. Reaplicar a cada 40 minutos
  3. Alimentação adequada.
  4. Manter o peso ideal em relação à altura.
  5. Manter atividade física regular.
  6. Não fumar.
  7. Não ingerir bebidas alcoólicas.
  8. Mamografia anual a partir dos 40 anos. Sempre discutir riscos e benefícios para pacientes dos 40 aos 50 anos.
  9. Mamografia anual a partir dos 35 anos para pacientes que tiveram mãe, irmã ou filha com câncer de mama.
  10. Ressonância magnética das mamas para pacientes com mutação de BRCA , geralmente a partir dos 25 anos de idade. Pacientes que apresentam um risco maior que 20% de desenvolver câncer de mama ao longo da vida também esta indicada a ressonância.
  11. Pesquisa sangue oculto nas fezes anualmente a partir dos 50 anos ou colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos.
  12. Exame de prevenção câncer colo uterino anual para pacientes que tiveram atividade sexual, iniciar aos 25 anos e após dois exames normais, deverá ser realizado a cada três anos. Para de rastrear aos 64 anos.
  13. Vacina contra o HPV para mulheres e homens até os 45 anos de idade.
  14. Vacina contra hepatite B (previne câncer do fígado).
  15. Uso de medicamentos quimiopreventivos em pacientes com alto risco de câncer de mama (o risco é calculado pelo mastologista). Discutir riscos e benefícios com a paciente, e ela decidirá se quer tomar ou não a medicação.
  16. Cirurgia redutora de risco do câncer de mama para pacientes com mutações genéticas específicas (discutir com o mastologista).
  17. Retirada da tiróide para pacientes com carcinoma medular da tiróide e com mutação de gene chamado RET (cirurgia profilática)
  18. Retirada do intestino grosso para pacientes com síndrome de polipose familiar dos cólons (cirurgia profilática). Mutação do Gene APC
  19. Retirada dos ovários (cirurgia profilática ) para pacientes com mutação do gene BRCA. Aos 40 anos para mutação BRCA1 e aos 45 anos para mutação BRCA2.
  20. Todas estas cirurgias profiláticas devem ser discutidas com um grupo especializado incluindo o oncologista clinico e cirurgião oncológico, geneticista oncológico, psicólogo e com participação ativa do paciente e familiares.
Nenhum comentário
Envie seu comentário
Nome
E-mail
Site